Tarefas do Lar???


Muitas vezes nós esposas nos sentimos cansadas de tudo o que diz respeito a casa, muitas vezes nós esposas e donas de casa em tempo integral ficamos abusadas de nossas tarefas, e isso acontece muito e é normal acontecer.
O que eu faço? Eu simplesmente não tenho rotina para as tarefas da casa, para mim em especial funciona muito bem, porque eu não gosto de rotinas, isso me deixa irritada, então aqui na minha casa, nas minhas tarefas do lar eu não tenho rotina, não sigo uma lista para nada. Apenas eu faço as tarefas do dia de acordo com a necessidade .
Antes eu só dormia se a pia estivesse limpa, e a cozinha varrida com pano passado e fogão limpo e se não estivesse assim eu não conseguia dormir, mais hoje já não sou mais assim, ainda sou do tipo que tem que ver tudo no seu lugar, passo o dia pegando os brinquedos do meu filho e colocando no lugar certo, e se passo pela sala arrumo as almofadas do sofá e a manta, já faz parte de mim isso.
Mas graças a Deus eu estou bem melhor em relação as tarefas do lar. Eu não me cobro por ter que fazer cada coisa no seu horário ou em tal dia.
Meu esquema é esse:
Um dia lavo os banheiros, tem vezes que lavo um em um dia e o outro em outro dia,
varro e passo o pano todos os dias, mais não tenho um horário para isso, nem uma parte do dia específico para isso,
Um dia da semana tiro a poeira dos móveis,troco os roupa de cama e banho,
Passo roupa de 15 em 15 dias, ou quando dá vontade, porque essa é a tarefa que menos gosto.
Lavo roupa sempre, limpo o fogão , janelas, tudo sem ter uma dia exato. Para mim funciona, porque fico em casa o dia todo, e faço tudo de acordo com minha vontade. Mais diariamente a casa está limpa e arrumada, só o método é que é diferente, porque assim eu não caio em rotina o que na minha opinião desgasta muito a esposa dona de casa e mãe em tempo integral.
Foi difícil eu chegar a esse ponto, mais vejo que valeu a pena, porque hoje não me sinto obrigada a fazer essas tarefas e nem acho pesado fazer tudo só.
As vezes nós nos sentimos um pouco culpadas por ficar em casa e não trabalhar fora, aí nós nos cobramos demais em termos de rotina das tarefas da casa, e isso nos torna escrava dessas tarefas, e absolvidas por elas.
Hoje me sinto muito bem em relação as minhas tarefas do lar, e em particular em dizer que sou dona de casa quando me é perguntado a minha profissão. Para mim ser dona de casa é uma benção pois posso ficar com meu filho e cuidar do nosso lar que eu tanto amo.
Não sou neurótica em termos a casa, nem as tarefas do lar, nem em ser a dona de casa perfeita, eu apenas vivo minha vida de forma que eu esteja bem e feliz com minha casa, com meu esposo e filho.
Não deixe as tarefas do lar lhe afetarem a vida em termos de lhe deixar desgastada e semtempo para você. Veja qual método é melhor para você, qual medida se encaixa mais em seu estilo de vida. Mais jamais seja escrava dessas tarefas!

3 comentários:

  1. Oi, Alice!

    Ser dona de casa é uma profissão, e uma das mais desgastantes, pois além de ser bem pesada, é não-remunerada e muitas vezes não-reconhecida. Acho que você está certa em ter desencanado de dias e horários certos para fazer as coisas, senão você ia enlouquecer. O mais importante é estar com sua casa em ordem e feliz com sua família.
    Se eu pudesse, seria dona de casa para poder acompanhar mais de perto o crescimento do meu filho, deve ser maravilhoso!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Ai Alicinha! Detesto passar roupa e enxugar louças...hahahaha... mas estou light também... ;)
    Testemunho aqui que melhorei 80% ao adotar essa medida de não ter rotina... estava neura mesmo...rs
    Bjks e estou amando essas dicas!
    Bjks com carinho!
    Mah - BreShop da Mah

    ResponderExcluir
  3. VALEU TAIA E MAH PELOS COMENTÁRIOS, EU TERIA FICADO PIRADA SE CONTINUASSE A ME COBRAR PARA PROVAR QUE EU FAZIA AS COISAS E QUE SER DONA DE CASA ERA PESADO IGUAL OU MAIS QUE UM TRABALHO FORA, MAIS DESENCANEI TOTAL E HOJE VIVO MELHOR EM TERMOS DE SAÚDE EMOCIONAL E O BOM É QUE ACOMPANHO 100% O CRESCIMENTO DE MEU FILHO, É UMA BENÇÃO! BJS MENINAS

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU CONTE SUA HISTÓRIA AQUI ! Se quiser me escreva no email valecamara@gmail.com
RESPONDEREI A CADA UMA, BASTA OLHAR DEPOIS NO MESMO LOCAL QUE VC COLOCOU UM COMENTÁRIO QUE LÁ ESTARÁ UMA RECADINHO PARA VOCÊ PESSOALMENTE. BJS AMIGAS!