Pais e filhos




Amigas (o), tem um assunto que tem estado muito na minha mente esses dias, e quero compartilhar com vcs aqui.
São alfalar guns pontos que eu acho fundamental no meio familiar.
Tem alguns pais que criticam um filho na frente do outro, ou que compara um filho com outro, e se eles soubessem como isso é prejudicial eles jamais o fariam.  Primeiro não se deve criticar filho , deve chegar e falar direto com ele, como ele tem agido, ou falar para ele em que ele errou e pq, mas ser resolvido com ele, e isso desde pequeno. Pq essas historia de falar mal de um filho para o outro, até mesmo num simples comentário eu acredito que esse tipo de atitude não faz bem de forma alguma.  Sabe pq? pq  vai se criando uma certa competitividade entre eles, uma certa animosidade que isso será carrego para a vida adulta, e será lá que veremos as consequências de tais atitudes dos pais. É muito triste isso.
Mas tem pais que não enxergam esse mal, pq simplesmente acham que estão certo em agir assim, só que lá na frente quando os filhos não tiverem afinidade alguma, e nem amizade, aí os pais se perguntaram pq eles são assim... Eu eduquei tão bem, mas hoje um não tem amizade com o outro... Mas o erro foi lá atras, quando os pais com certos hábitos errados de criticar as pessoas, ou outros, de falar mal das pessoas, e dos próprios filhos de um para o outro com comparações, isso td terá consequências.
Por isso nós como pais devemos ter o maior cuidado com os comentários que fazemos na frente de nossos filhos, com comparações, e criticas sobre eles, e de um para o outro...
Porque nós quando filhos, aprendemos mais com as atitudes de nossos pais do que com o que eles falam, pq os exemplos são vivos, e são eles que nos afetam mais. E as consequências são desastradoras no futuro.
Sabe o pior cego é aquele que não quer ver, e tem pais que até hoje depois de terem os filhos adultos, com seus 40 e poucos anos, continuam agindo do mesmo modo, falando mal de um filho para o outro, reclamando de um filho para o outro, isso simplesmente não se faz, pq vc está literalmente jogando um filho contra o outro, enquanto deveria ser ao contrário.
Não tenha essa atitude, não jogue seus filhos um contra o outro, pelo simples fato de vc reclamar de um para o outro, jogando nas costas dos outros suas reclamações, se vc tem alguma queixa, reclamação vá direto para o filho e fale direto com ele, sem falar reclamar para os outros, resolva entre vc e o filho, e mais ninguém, e encerre o assunto ali. Essa sim é a postura correta.
Agora ficar remoendo a reclamação para os outros não está certo. Só cria desunião entre os filhos.
Mas tem pais, pessoas que tem isso crônico, de reclamar de tudo e todos, o tempo todo, nunca está satisfeito com o que tem, com as pessoas, sempre se acham os certos, nunca olham para dentro de si e vê os seus próprios erros e sim os admite e muda de postura.
Filhos não são nossos, filhos não são para serem como nós queremos, filhos são presentes de Deus para nós, temos que dar a educação certa, temos que acima de td sermos exemplos vivos de caráter, honestidade, postura, bondade,pq nossos filhos não tem que ser como queremos, eles não são robores, não são nossos, eles tem a personalidade deles, tem as experiencias de vida deles diferentes das nossas, e temos que aceitar que cada filho tem sua personalidade própria, e jamais cobrar deles pq são nossos filhos, cobrar deles pq o criamos, cobrar deles o que vcs como pais querem, tudo na vida tem consequências, e os pais tem que olhar para o que fizeram, ver onde erraram, como procederam, e como foram exemplos com suas atitudes para com os filhos e com os de fora tb.
Eu acho que uma das piores coisas nesse mundo é a fofoca, é falar mal, é criticar , e pior aqueles que só sabem abrir a boca para criticar td e todos, isso já é doença, comparar a vida, os filhos, falar mal dos outros o tempo todo como se vc fosse o dono da verdade... Isso é tão prejudicial para a criação dos filhos.
As consequências lá na frente são feias.
As cicatrizes nos seus filhos serão enormes, jogar seus problemas nos filhos para eles resolverem está brutalmente errado, jogar nos seus filhos seus problemas para eles terem que agir como pais e os pais como filhos está totalmente errado.
O pai é o varão, é o que providencial para a família, se o varão deixa de ser varão e joga as responsabilidades do lar, da família em cima dos filhos, isso está errado, e as consequências serão desastrosas emocionalmente.
Pai é pai, filho é filho.
Vc conquista a amizade de seu filhos, e não se cobra isso.
Tem pais que só sabem dar sermão nos filhos, só sabem criticar, só sabem cobrar, só sabem falar a verdade deles, mas não são humildes o suficiente para ouvir os filhos, para reconhecer que errou, e se retratar... Pensam que pq são pais são os donos da verdade, pensam que são sempre certos... Esquecem que os filhos já são adultos, tem suas próprias famílias, e eles tem que respeitar isso, e não agir como se tivessem falando com moleques irresponsáveis.
Se você quer respeito , se vc quer ser respeitada, então respeite os outros, respeite seus filhos, que eles vão te honrar. É uma via de duas mãos, simples assim.
Tem pais que até hj só querem dar ordens, fazer que é bom nada.
Todo mundo erra, todo mundo tem seus defeitos, nunca ninguém está certo todas as vezes em todas as situações. Por isso não é pq vc é pai, mãe que tem que achar que vc está sempre certo,ainda mais se vc tem filhos adultos, tem que parar e ouvir, e reconhecer quando estiver errado.
Por isso existe tantos problemas entre pais e filhos, tantos problemas de desunião entre famílias.
Não passe para seus filhos os seus problemas familiares, se vc tem problema com sua sogra, cunhada, mãe, irmã, não passe isso para seus filhos, pq eles não tem nada haver com seus problemas familiares. E isso só aumenta a desunião.
Acho muito errado falar na frente dos filhos, sobre os problemas familiares, ou falar mal de pai , mãe, irmão, esses assuntos devem ser entre vc e seu esposo, e pronto. Filho  não tem que escutar esses problemas não, ainda mais se forem pequenos, pq eles veem os pais como heróis, como exemplos, então se fala mal de alguma pessoa a criança já vai ter resistência com a tal pessoa, ou aquilo ficará no subconsciente dela , e na vida adulta existirá uma barreira ali com essa pessoa.
Não passe suas raivas pessoais para seus filhos, não passe seus problemas familiares para seus filhos, esses problemas são seus e não deles, essa sua implicância com alguém é sua e não deles, não afaste seus filhos da família pq vc não gosta de alguém ali...
Não deixe essa herança para seus filhos, pq se acriança cresce nesse ambiente, vendo isso, com certeza isso se repetira na vida adulta dele.
Busque a Deus acima de qualquer coisa, ore muito, confie sua vida a Deus, entregue nas mãos de Deus a sua família, e deixe Deus te guiar.
Sejam pais sábios.

Deus abençoe vcs!!
Um abraço, Alicinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU CONTE SUA HISTÓRIA AQUI ! Se quiser me escreva no email valecamara@gmail.com
RESPONDEREI A CADA UMA, BASTA OLHAR DEPOIS NO MESMO LOCAL QUE VC COLOCOU UM COMENTÁRIO QUE LÁ ESTARÁ UMA RECADINHO PARA VOCÊ PESSOALMENTE. BJS AMIGAS!