Ajudinha no orçamento de casa


Amigas, estava aqui pensando sobre alguns assuntos para escrever e vou escrever hj sobre como podemos ajudar nas despesas... Uma amiga do blog me perguntou sobre isso, e achei interessante esse assunto pq realmente hj em dia tá td uma loucura... td carooo, td é gastooo...

Quando me casei há quase 14 anos atras, decidi ser prática com a limpeza da casa, já que não queria empregada, e como morei muitos anos nos Estados Unidos, lá empregada é coisa pra gente que tem muitaaaaa grana, pq a cultura deles não tem essa de ter que ter empregada não... Lá todo mundo arruma sua cama, limpa sua casa, seja rico ou pobre,lá o esquema é outro... Então eu tb achei que ia seguir esse esquema... E economizei muitoooo com isso, pois pra pagar empregada o salário sai caro, fora todos os encargos, e fora comida, coisas que elas quebram, e as vezes até roubam, pq essa é a realidade, vamos ser francas, achar uma empregada boa, de confiança é como tirar na loteria hj em dia... Então eu economizei nessas coisas, já que não trabalhava fora, eu assumi a casa, e eu acho isso algo super válido, pq o dinheiro que pagaria a uma empregada, eu usaria para outras coisas, ou apenas economizaria... Quando o Otto nasceu, não tive babá, nem diarista, nem passadeira... NUNCA. fiz td só e com a ajuda de meu esposo... Nisso economizamos grana, evitamos aborrecimentos, e uma pessoa estranha circulando pela casa tirando nossa privacidade, e isso pra mim é algo super importante, manter minha privacidade... Detesto empregada circulando pela casa, com aquelas roupas muitas vezes shortinhos curtos, de qualquer jeito, não, eu não suportaria... Acho o ó!

Então sou esposa literalmente dona de casa, faço td só... Mas para isso adaptei td ao meu ritmo, e jeito de ser... Graças a Deus meu esposo não exige almoço, janta todos os dias, tentamos ao máximo simplificar a vida, e viver na cozinha não dá pra mim... Então pegamos comida pra o almoço em um restaurante aqui no condominio, o jantar, faço algo ou as vezes é lanche mesmo, e assim temos uma rotina tranquila quanto a isso...

Pra facilitar sua vida, vc pode limpar a casa por etapas, ou tirar um dia so na semana p fazer uma faxina pesada, eu prefiro fazer por partes durante a semana, do que encarar um dia todo de faxina, isso jamais... vou limpando a medida que vejo que necessita de limpeza... Uso produtos que me ajudam na limpeza rápida, o que mais me irrita é passar roupa, entao uso roupa mais de malha, que já sai da secadora pronta pra guardar, coisas do tipo lençol , toalhas não passo, so passamos roupas de tecido que realmente precise de passar, e meu marido passa as roupas de trabalho dele, aliás, a lavanderia é dele, ele que coloca roupa p lavar, organiza as roupas, separa e coloca td na maquina, e estende, não sei o que é lavanderia faz tempo...

Assim vamos economizando e mantendo nossa privacidade, massssssssss td depende do marido que vc tenha, pq tem uns maridos que exigem comida pronta feita em casa p comer, não pode ser requentada, tem que ser comida nova, jamais de um dia para o outro, tem maridos que exigem uma roupa impecável sem um vinco, tem marido que exige a casa brilhando etc e tal... Então ou aí vc tem uma empregada e das boas, ou vc separa lkkkkk, eu jamais ficaria casada com um homem assim, pq jamais aceitaria isso, sou do tipo que a vida tem que ser prática  e temos que nos adaptar , e não viver no tempo da escravidão, ou burguesia... Mas isso sou eu!  E me casei com uma pessoa assim tb, então o nosso estilo de vida é prático  e me da  condições de administrar a casa assim... e economizar!! Claro que trabalho de casa cansa, as vezes enche o sacooo, mas aí eu não faço, descanso, deixo pra depois, não vou me matar por conta de ter uma casa brilhando se me sinto cansada, ai faço quando me sinto bem. Esse é o segredo para encarar o trabalho de casa que é eterno, 24h por dia 7 dias da semana...

Outra forma de vc economizar,é fazendo vc mesma em casa seus cabelos, unhas, assim vc economiza por semana uma grana... Eu to indo no salaão agora e de 3 em 3 meses pra retocar as luzes , e me doi ter que dar 150,00 massssss não sei fazer luzes entao quis ficar loira agora aguento... mas esse é o único luxo de salão que me dou... pq o resto faço em casa numa boa...
Se vc puder economizar nisso já será uma ajuda que vc dará ao orçamento.

Outra coisa que vc pode fazer é se controlar ,se é que vc é daquelas que não pode viver sem uma roupa nova ou um par de sapatos, pq tem mulheres que todo mês tem que comprar essas coisas pra poder viver kkkk... Gente, podemos muito bem viver sem comprar roupa nova o tempo todo, isso é futilidade, se vc não precisa pra que comprar??? Só pq ta na moda, ou pq tod mundo compra, masss vc não é todo mundo, temos que viver de acordo com a nossa situação financeira, e gastar em roupas, sapatos, bolsas, é um pouco de futilidade, já que vc pode passar sem essas coisas, e assim economizar...

O importante é ver quais são suas prioridades, e se elas estão de acordo com a sua realidade financeira, e se realmente são vitais para a sua vida...

Ah trocar de celular, pq o meu já é antigo, ou pq lançaram um novo e eu tenho que ter o novo pra ficar bem na fita, isso é bobagem... Se seu celular ta bom, funcionando, fazendo ligações, etc e tal, pra que trocar?? pra que comprar um novo?? entende?? essas coisas podem ser evitadas e vc assim economiza, e ajuda no orçamento de casa.

Masssssss muitas mulheres exigem essas coisas, exigem roupas, idas ao salão, viagens, pq na verdade são pessoas que focam apenas nisso, e não abrem mão... Mas isso não é vital para a sua vida, claro não devemos abrir mão de cosias vitais, como alimentos, saúde, coisas que  são realmente necessidades para a gente que não podemos passar sem elas, massssssssssss se dá pra abrir mão de certas coisas, então devemos sim, para dessa forma estarmos ajudando no orçamento...

Hoje em dia o trabalho informal está cada vez mais crescendo, e se vc sabe fazer docinhos, ou dar aula de reforço em casa, ou vc é boa vendedora, ou sabe fazer artesenato, então vc pode pensar em fazer essas coisas, e tirar disso um dinheiro, assim tb vc ajuda no orçamento... Tem muitas coisas que hj em dia podemos fazer de casa mesmo... Basta conciliar sua agenda de dona de casa, mãe, esposa, e seguir em frente...

O mais importante amigas aqui, é vc ter a consciência de quando pode comprar algo e quando não pode, e se o que vc está comprando é realmente de necessidade, ou só pq é bonitinho, ou pq vc quer ter, tem que se perguntar realmente preciso disso??? ou da pra passar sem isso??? Posso comprar depois??? E assim ter a consciência de não ser consumista, e assim ajudar no orçamento da casa. :)

Lembre-se vc não é todo mundo!!!!! Vc é vc!!

bjs amigas , fiquem na paz de Jesus Cristo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU CONTE SUA HISTÓRIA AQUI ! Se quiser me escreva no email valecamara@gmail.com
RESPONDEREI A CADA UMA, BASTA OLHAR DEPOIS NO MESMO LOCAL QUE VC COLOCOU UM COMENTÁRIO QUE LÁ ESTARÁ UMA RECADINHO PARA VOCÊ PESSOALMENTE. BJS AMIGAS!